The Influence of Shoe Design on Plantar Pressures in Neuropathic Feet

O Objetivo deste estudo foi investigar o efeito de diferentes tipos de sapato (design) na pressão sob a planta dos pés durante a marcha de pacientes portadores de neuropatia diabética.

Foram testadas 3 categorias de sapatos (A, B e C) a partir da baropodometria. Um sensor em forma de palmilha era introduzido dentro do sapato e media a pressão em vários pontos da superfície plantar e a área de contato total de cada paciente.

A categoria de sapatos A foi constituída de calçados de uso diário encontrados em lojas convencionais. A categoria B foi constituída de calçados hiperprofundos ortopédicos, indicados rotineiramente aos diabéticos. A categoria C foi constituída de calçados individualizados confeccionados sob medida a partir de um molde de gesso.

De uma maneira geral, o resultado deste trabalho aponta que a melhor maneira de aliviar pressões em regiões específicas do antepé é o uso do rocker anterior (formato de mata-borrão na parte anterior do calçado – ver figura) que está presente na maior parte dos calçados específicos para diabéticos.

Endereço para o artigo completo: http://care.diabetesjournals.org/cgi/content/full/26/2/441

 

Comentário clínico: Na maioria das vezes a prescrição isolada de uma palmilha de contato total não é suficiente para reduzir as áreas de hiperpressão no antepé. Como o grande vilão para o aparecimento de ulcerações no pé diabético é este aumento de pressão somado à neuropatia e vasculopatia, a indicação de calçados apropriados complementando o efeito das palmilhas de contato total é uma conduta indispensável para o sucesso do tratamento preventivo.

 

 

 


 

Av. Bandeirantes, 1.299 - Loja 05 (Band Center) | Bairro Mangabeiras | BH - MG | Telefones: (31) 4101-4276 / 9185-6084